RUMO LOGÍSTICA APRESENTA DETALHES DA OBRAS EM REUNIÃO NO SINDICATO RURAL DE RIO VERDE

Atualizado: 16 de set. de 2020

Retomando as conversas sobre a Ferrovia Norte Sul, na tarde desta segunda-feira, 14, produtores rurais e presidentes dos Sindicatos Rurais da região Sudoeste, se reuniram em Rio Verde com representantes da empresa para um bate papo sobre as obras e o escoamento da safra.

A Rumo é atualmente a maior operadora logística com base ferroviária independente da América Latina e oferece uma gama completa de serviços logísticos. A companhia opera 12 terminais de transbordo, seis terminais portuários e administra cerca de 14 mil quilômetros de ferrovias no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins.

Mais de 1,2 mil locomotivas e 28 mil vagões da Rumo transportam produtos essenciais como soja, milho, trigo, açúcar, farelo de soja, café e algodão, além de produtos industriais e contêineres.

A Malha Central compreende um trecho de 1.537 quilômetros, entre Porto Nacional (TO) e Estrela D’Oeste (SP), e a partir de 2021, os terminais de São Simão e Rio Verde (GO), estarão operando e integrando a lista dos mais importantes da empresa, sendo que o Terminal Rodoferroviário de Rio Verde será o mais eficiente, ligando os trechos entre Porto Nacional (TO) e Estrela D’Oeste (SP). “O complexo de Rio Verde será o mais parrudo, com área de 250 hectares, oito tombadores, estacionamento para 600 caminhões e movimentará em torno de 10 milhões de toneladas por ano”, informou o gerente comercial Felipe Ballejo.

O gerente executivo da Rumo, Altamir Perottoni, explicou que a Companhia está no momento de entender as necessidades dos produtores e demais clientes da região na logística e escoamento da sua produção. “A chegada da ferrovia através da implantação dos Terminais de São Simão e Rio Verde trarão maior competitividade aos nossos parceiros e tem papel fundamental no desenvolvimento regional”.

Durante a reunião, os participantes puderam entender mais sobre como funciona uma operação ferroviária, vantagens e desvantagens, atualização das obras da Ferrovia Norte Sul e dos Terminais, e principalmente, como o produtor se beneficiará com a chegada da Ferrovia.

Estiverem presentes na reunião o presidente do Sindicato Rural de Rio Verde Luciano Guimarães, o presidente do Sindicato Rural de Jataí Vitor Gaiardo, o presidente do Sindicato de Paraúna Pedro Hugo, o presidente da Aprosoja Goiás Adriano Barzotto, o vice-presidente do Sindicato de Rio Verde Ênio Fernandes, Leonardo Machado Coordenador Institucional do IFAG, além dos produtores rurais Antônio Pimenta, Rogério Moraes, Cristiano Grade, Everaldo Pereira, Sandoval Filho, Augusto Martins, Nídia Guerreiro e Tiago Moraes, além dos representantes da Rumo: Altamir Perottoni gerente executivo, Felipe Ballejo gerente comercial, Christian Furlan Gerente de Novos Negócios e Alinne Christoffoli gerente de relações institucionais.