PRIMEIRA ONDA DE FRIO DE 2025 DEVE CHEGAR COM FORÇA AO SUDOESTE DE GOIÁS
- sindicatoruralderioverde
- há 4 dias
- 2 min de leitura

A virada de maio para junho de 2025 será marcada pela entrada de uma potente e extensa massa de ar frio de origem polar sobre a América do Sul, com grande potencial para avançar com muita força sobre o território brasileiro.
De acordo com as previsões, essa será a primeira onda de frio do ano, com expectativa de provocar uma queda bastante acentuada nas temperaturas não só na Região Sul, mas também em grande parte do Sudeste, do Centro-Oeste e até em áreas do Norte, como Rondônia, Acre e o sul do Amazonas.
No sudoeste de Goiás, a chegada desse ar polar está prevista para sexta-feira. As temperaturas na região devem cair significativamente, com mínimas em torno de 10°C e máximas não passando dos 22°C. O fenômeno deve se estender até o dia 3 de junho, alterando de forma expressiva as condições climáticas locais.
Segundo o climatologista e professor, doutor Gilmar Oliveira Santos, a frente fria que está se aproximando não representa uma grande preocupação, para os produtores rurais, especialmente porque não há risco de geada na região. “A geada é um fator que preocupa bastante, principalmente nas lavouras de milho, mas, neste caso, não há previsão desse fenômeno e isso já é um bom indício, independentemente da intensidade da frente fria. No entanto, para produtores de hortaliças, é importante uma recomendação específica: ter mais cuidado com a irrigação, especialmente nas primeiras horas do dia, que são as mais frias.
Embora não vá ocorrer geada, a temperatura mínima pode ficar muito próxima dos 10ºC ou 11ºC, o que pode ser um pouco desfavorável para culturas mais sensíveis, como alface e couve, que possuem uma faixa ótima de temperatura para o seu desenvolvimento”. A sugestão do climatologista é realizar a irrigação logo nas primeiras horas da manhã, ajudando a mitigar os efeitos do frio sobre as plantas.
As pastagens também não devem enfrentar problemas graves, já que não há risco de geada. Contudo, o desenvolvimento delas tende a cessar temporariamente devido às temperaturas amenas previstas para o período. “Esse quadro será pontual: entre sexta e sábado, com as temperaturas começando a subir já no domingo, e a partir de terça-feira, dia 3, a tendência é de retorno à normalidade”.
Comments