4ª Jornada Tecnológica do Sindicato Rural de Rio Verde destaca ESG e inovação no campo
- sindicatoruralderioverde
- há 1 dia
- 2 min de leitura

No dia 15 de maio, o Salão Verde do Sindicato Rural de Rio Verde foi palco da 14ª edição da Jornada Tecnológica, um dos eventos mais aguardados do calendário agropecuário regional. Com início às 16h, a cerimônia reuniu produtores, especialistas e representantes de instituições públicas e privadas para debater o futuro do agronegócio, com foco no tema central da edição: ESG – Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Governança.
A Jornada Tecnológica é uma realização do FAEG Jovem, SENAR Goiás e do Sindicato Rural de Rio Verde, e tem como propósito aproximar produtores e a sociedade das mais recentes inovações tecnológicas voltadas ao campo.

A abertura oficial foi marcada pela participação na abertura do presidente do Sindicato Rural, Olávio Teles Fonseca, seguidas pelas falas de autoridades como o presidente do Conselho de Administração da Comigo, Antonio Chavaglia, o vice-presidente da FAEG, Ailton Vilela, e o coordenador regional do SENAR, Renildo Teixeira. Também participou da abertura o coordenador do FAEG Jovem Rio Verde, Antônio Rodrigues.
A programação técnica teve início com a palestra de Ênio Fernandes, engenheiro agrônomo e referência nacional em análise de mercado, que abordou as tendências para o milho e a soja no Brasil. Em seguida, o empresário e fundador do Grupo Cereal, Evaristo Baraúna, compartilhou sua trajetória pessoal e a aplicação prática do ESG na agroindústria.
O evento contou ainda com duas mesas-redondas. A primeira discutiu os eixos ambiental e social do ESG, com participação de nomes como do advogado Antônio de Las Cuevas, Jennefer Sousa consultora ambiental da Ambifort e Jonas Mendes da Syngenta, sob mediação de Claudia Queiroz.

A segunda mesa, com foco em governança, reuniu Randolfo Oliveira da Agricompany Consultoria Agro-Patrimonial, Everaldo Pereira vice-presidente do Sindicato Rural e o advogado Gabriel de Lima, mediada por Bruna Barros.
Outro destaque da tarde foi a palestra técnica de Gabriel Merlotto, mestre pelo Instituto Agronômico e doutorando pela Unicamp, que trouxe um panorama aprofundado sobre a reatividade dos calcários e o impacto da deriva no manejo agrícola sustentável.
Ao final, todos os integrantes do FAEG Jovem Rio Verde foram homenageados pela organização do evento, com destaque para o produtor rural Ivan Brucceli, apoiador fundamental da iniciativa.
Encerrando a noite, os participantes foram convidados para um happy hour, momento de confraternização e networking entre os principais nomes do agronegócio local e regional.
O evento contou com o patrocínio e apoio de instituições como SISTEMA FAEG SENAR, Ambifort, Syngenta, Coderv, Biotrop, Serrafértil, Soma Agronegócio Forte, Aibes Advogados, Avra Sementes, Agricompany, Amaral e Melo Advogados, Planalto Case, Sementes Lima, Grupo Cereal, Agrocerradão, Codepa, Jocil Equipamentos para Cereais, IPZ Brucceli, Nil de Souza Decorações, Terra Agronegócios, Comigo e Sala do Agro.
Comentarios