PREFEITO DE RIO VERDE DISPONIBILIZA VERBA DE 2 MILHÕES PARA COMBATE AOS INCÊNDIOS

Para dar agilidade a todo o processo de implementação de um projeto de combate aos incêndios na zona rural de Rio Verde, na manhã desta segunda-feira, 05, o prefeito municipal de Rio Verde, Paulo Faria do Vale, o vice prefeito Dannillo Pereira, a secretária de Meio Ambiente Marion Kompier, o presidente da Câmara Municipal Lucivaldo Medeiros, o procurador do município Vinícius Fonseca Campos e a procuradora ambiental Franciele de Kassia Oliveira, receberam o Presidente do SRRV Luciano Jayme Guimarães, o presidente da Comissão de Combate aos Incêndios na Zona Rural Vanderlei Secco e o Comandante do Batalhão do Corpo de Bombeiros Tenente Coronel Amilton de Souza Conceição para dar início a elaboração do plano de trabalho sobre as queimadas na zona rural.

Após o anúncio da liberação de uma verba de R$ 2 milhões para atender aos ofícios enviados pelo SRRV, o prefeito municipal reiterou a importância da agilidade no termo de fomento para apoio ao combate aos incêndios. “Quero que este nosso projeto se torne exemplo para todo o Brasil, pois como prefeito e também produtor rural, sei os danos que o fogo pode causar nas lavouras”, afirmou o prefeito Paulo Faria do Vale.

Durante a reunião ficou definido que os recursos serão destinados para a aquisição de caminhões preparados para combater incêndios, efetivo para o Corpo de Bombeiros, compra de retardantes de fogo, equipamentos de segurança e sopradores.

ENTENDA O ASSUNTO

Atendendo a um pedido do Sindicato Rural de Rio Verde, Comissão de Combate aos Incêndios na Zona Rural e Corpo de Bombeiros, o prefeito Municipal, Paulo Faria do Vale, em discurso na solenidade de entrega de abafadores na última sexta-feira, 02, disponibilizou um recurso de R$ 2 milhões para atender ao ofício enviado ao município para ajudar no enfrentamento a estiagem.

Em ofício encaminhado a prefeitura no dia 08 de junho de 2021, o Sindicato Rural solicitou a contratação de homens para serem treinados e trabalharem durante quatro meses auxiliando o Corpo de Bombeiros, locação de caminhões pipa e a compra de retardantes. “Estamos realizando um árduo trabalho no sentido de controle de fogo no período de estiagem e recursos financeiros são de extrema importância para dar dinamismo ao planejamento”, disse o presidente da Comissão de Combate aos Incêndios na Zona Rural Vanderlei Secco.

Rio Verde é um dos municípios que mais sofre no período de estiagem, segundo o Corpo de Bombeiros, no ano passado foram registrados 594 incêndios em vegetação, número correspondente a 25% a mais do que em 2019. “Precisamos unir forças para que possamos controlar o fogo neste ano, uma vez que o Instituto Nacional de Meteorologia já emitiu um alerta de que a estiagem será a mais severa dos últimos anos e esse termo de fomento é de grande importância devida a extensão de área rural existente na cidade”, afirmou o presidente do SRRV Luciano Jayme Guimarães.

Fotos:

Fabiana Sommer (Ascom SRRV)

Murillo Meno (Ascom Câmara Municipal)