top of page
Buscar
  • Foto do escritorsindicatoruralderioverde

GOVERNO DE GOIÁS E AMBEV CRIAM PROJETO DE CERVEJA DE MANDIOCA


Agricultores familiares poderão vender própria produção após avaliação técnica que busca priorizar pequenos produtores que estão em situação de maior vulnerabilidade, como determinado pelo governador Ronaldo Caiado. Programa envolve esforços das secretarias da Retomada, de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e do Gabinete de Políticas Sociais (GPS)



Por: Ascom Seapa


O Governo de Goiás e a Ambev (multinacional do setor de bebidas) assinaram Protocolo de Intenções, no dia 4 de agosto, para fortalecimento da cadeia produtiva da mandioca no Estado. A empresa vai criar uma marca de cerveja goiana, a partir da fécula da mandioca, como parte das ações de fortalecimento da economia, geração de emprego e renda em Goiás. Estão aptos a participar do projeto pequenos produtores da agricultura familiar, de todo o Estado, com especial enfoque na Região Nordeste de Goiás. 


Inicialmente, o projeto previa a aquisição de 70 toneladas para a primeira fase, até o final de 2020. Em pouco mais de um mês a previsão subiu para 340 toneladas, depois para 750 toneladas e agora foi ampliada para 3 mil toneladas. Com a expansão da iniciativa, agricultores familiares de todas as regiões do Estado poderão vender a própria produção, desde que sejam atendidos os requisitos técnicos. As regras para selecionar os produtores rurais foram definidas por um comitê gestor, formado por representantes das Secretarias de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e da Retomada, Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e Ambev. 


O produtor rural interessado em comercializar com a Ambev deverá preencher um formulário da empresa, que será disponibilizado nos sites das secretarias de Estado envolvidas no projeto. A seleção e a contratação serão de responsabilidade da Ambev. 


Ante a relevância do projeto para a economia e, especialmente, para beneficiar pequenos produtores do Estado de Goiás, é necessária a ampla divulgação das informações sobre o projeto e a ampliação da aquisição de mandioca para a produção de cerveja. Com o propósito de permitir que as informações alcancem maior número de produtores da agricultura familiar, solicitamos, se possível, o apoio na divulgação em relação ao cadastramento e demais dados relacionados ao projeto. 


Seguem os sites onde as informações sobre o projeto de cerveja de mandioca estão disponíveis: www.agricultura.go.gov.br, www.emater.go.gov.br e www.retomada.go.gov.br. Estamos certos que esse trabalho, em conjunto, poderá resultar em benefício para mais produtores rurais da agricultura familiar em Goiás, promovendo desenvolvimento econômico e social no Estado. 

0 comentário
bottom of page