FERRUGEM ASIÁTICA: LABORATÓRIO TEVE AUMENTO SIGNIFICATIVO NO RECEBIMENTO DE AMOSTRAS

Os produtores rurais de Rio Verde estão mais conscientes com relação a importância de monitorar a ferrugem asiática e isso fica provado através das amostras recebidas neste um mês em que o laboratório de Fitopatologia do Sindicato Rural está em funcionamento, onde ouve um aumento significativo de 68% de amostras recebidas, se comparado com o período em que o laboratório permaneceu aberto na safra passada.

O trabalho do laboratório tem sido de extrema importância para que o fungo seja diagnosticado em tempo de ser tratado, evitando assim a proliferação da doença. “Desde que o laboratório foi reaberto recebemos amostras de todos os cantos da cidade e também de cidades vizinhas e isso só mostra como o produtor rural é consciente quando se fala de ferrugem asiática”, comenta o presidente do Sindicato Rural Luciano Jayme Guimarães.

O laboratório recebeu até agora 523 amostras, destas, 21 deram positivo para a patologia, sendo que grande parte delas, estava no estádio fenológico R5.

O produtor rural que ainda não trouxe as amostras ainda tem a oportunidade de traze-las, para isto basta coletar as folhas do baixeiro, trazer as amostras de folhas de soja em sacos plástico devidamente identificados com: nome do produtor, talhão, variedade, nome da propriedade rural, região e número de telefone para contato.

O serviço disponibilizado é todo gratuito.