ENTIDADES SE REUNEM COM REPRESENTANTES DA RUMO

O presidente do Sindicato Rural de Rio Verde Luciano Guimarães, o vice-presidente Ênio Jaime Fernandes Júnior, os diretores Kleidimar Régis e Adriano Barzotto, também presidente da Aprosoja Goiás e o produtor rural Everaldo Barbosa participaram na tarde desta quarta-feira, 22, de uma reunião com Pedro Palma diretor da Rumo Malha Central, Altamir Perottoni gerente executivo e Felipe Vallejo gerente comercial.

A reunião, que aconteceu no Sindicato Rural de Rio Verde teve o objetivo de estreitar as relações com a empresa, que é a maior operadora de ferrovias do Brasil e que está comandando as obras de implantação da Plataforma Multimodal da Ferrovia Norte-Sul no município.

A Rumo opera 12 terminais de transbordo, seis terminais portuários e administra cerca de 14 mil quilômetros de ferrovias nos estados de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. A base de ativos é formada por mais de mil locomotivas e 28 mil vagões. A plataforma de Rio Verde será a maior da América Latina, ligando os trechos entre Porto Nacional (TO) e Estrela D’Oeste (SP) e tem previsão para estar em pleno funcionamento em meados de maio de 2021.

Durante o bate-papo, a empresa apresentou as obras que estão sendo realizadas no estado de Goiás, como por exemplo o terminal de São Simão e as obras de Rio Verde. O diretor do SR e Presidente da Aprosoja Goiás, Adriano Barzotto, afirmou que o estado estará muito bem posicionado em logística ferroviária. “A reunião foi extremamente produtiva, pois além de termos ficado por dentro da execução das obras, ainda tivemos a oportunidade de dialogar sobre precificação do frete ferroviário e escoamento da safra”.

O presidente do Sindicato Rural Luciano Jayme Guimarães avaliou a reunião como produtiva e falou da importância dos produtores conhecerem todo o funcionamento da ferrovia. “A ideia é que o produtor rural também utilize a ferrovia, não apenas as trendings e que entenda os benefícios para o escoamento da safra”.

Ao fim da reunião, o diretor da Rumo Malha Central, Pedro Palma, propôs a realização de outra reunião, para um grupo maior de produtores rurais, a fim de explicar todo o processo da ferrovia na região.