ENTIDADES E PRODUTORES RURAIS CELEBRAM A ABERTURA DA COLHEITA DA SOJA EM GOIÁS

“Estimamos uma colheita de aproximadamente 14 milhões de toneladas de soja em Goiás na safra 2020/2021”, foi com essa informação que o presidente da Aprosoja Goiás, Adriano Barzotto, iniciou a fala que marcou o evento de abertura da colheita da soja em Goiás, que aconteceu na Fazenda Brasilanda (Grupo Kompier), em Montividiu-GO, na manhã desta quinta-feira, 18.

A soja representa a força do agronegócio em Goiás e é responsável por grande parte das exportações do agro do estado, sendo referência em todo o país, por este motivo, nada mais importante do que celebrar o início da colheita da oleaginosa. “É de encher os olhos o que Goiás tem de bom para mostrar, fazendas modelo, produtividade recorde e regiões que não perdem em nada para as propriedades dos EUA”, disse Barzotto.

A solenidade contou com a presença do governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado e de autoridades estaduais, como o secretário de Estado de Agricultura, Antônio Carlos Lima Neto, o Presidente da Goinfra Pedro Sales, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás Lissauer Vieira, do presidente da Faeg José Mário Schneider, o Superintendente do Senar Dirceu Borges, o presidente da Aprosoja Brasil Bartolomeu Bráz Pereira, além de representantes das associações Agopa (algodão), Agrosem (sementes e mudas), Sindicatos Rurais e Prefeitos da região.

Quem também enalteceu a grandiosidade da soja em Goiás foi o presidente da Aprosoja Brasil, Bartolomeu Bráz Pereira. “Graças aos produtores, pesquisadores e a grandes lideranças, deveremos bater recorde nacional de produção e seremos o maior produtor de soja do mundo”.

O Secretário de Agricultura Estadual Antônio Carlos Lima Neto falou da importância em celebrar a abertura da colheita. “O estado tem contribuído e muito com o país, principalmente no desenvolvimento da economia e tem sido a mola propulsora da economia e da geração de empregos, uma vez que fomos o maior gerador de empregos do Centro-Oeste”.

Durante o uso da palavra o presidente do Sistema Faeg Senar e Deputado Federal José Mário, disse que as parcerias são de extrema importância para o agro. “Esse é o momento de selarmos parcerias, pois o setor, apesar da pandemia, nunca parou e está sendo recorde em produtividade”.

O Presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Lissauer Vieira disse que o estado tem muito a crescer e desenvolver ainda no agronegócio. “Sabemos que o Governador Ronaldo Caiado pegou o estado em situações críticas, que tinha folhas atrasadas, vários meses de repasses atrasados, mas juntos estamos vencendo, enfrentando dificuldades e estamos prontos para avançar cada vez mais”.

O Governador Ronaldo Caiado foi o último a fazer o uso da palavra e disse se sentir em casa quando está junto aos produtores rurais. “O agro é um setor parceiro e eu me orgulho muito em ser parte integrante desse grande time que é a coluna vertebral do estado e que tem ética, honestidade, dignidade e o combate árduo a corrupção do nosso estado, são mais de 35 anos de vida política e dois anos como governador de Goiás, eu agradeço muito essa oportunidade”.

DOAÇÃO AO GOVERNO ESTADUAL

O evento também selou a entrega simbólica ao governador de R$ 1.000.000,00 em projetos rodoviários. Os recursos foram arrecadados por meio de uma campanha realizada junto aos associados da Aprosoja-GO, Agopa (produtores de algodão), Agrosem (produtores de sementes e mudas) e Faeg, com o apoio administrativo do IFAG, e estão sendo destinados à contratação de projetos para a execução de obras rodoviárias, como a restauração da GO-326 (entre Claudinápolis e Anicuns), 13 pontes e cinco cortes de serras (necessários para o traçado de rodovias).

FAZENDA BRASILANDA

A propriedade rural escolhida para o evento tem como donos o casal Wilhemus e Maria Kompier, que juntamente com os filhos Marion, Patrícia e Paulo gerenciam as lavouras e a pecuária leiteira.

Na fazenda são plantados 6.500 hectares de soja, 5.800 hectares de milho segunda safra e uma produção diária de 22 mil litros de leite, por meio de galpões com o sistema compost barn.

SINDICATO RURAL DE RIO VERDE

A instituição foi representada pelo presidente Luciano Jayme Guimarães e pela esposa Kelly Alves, além dos diretores José Carlos Cintra, Simonne Carvalho Miranda e José Roberto Brucelli.