Buscar
  • sindicatoruralderioverde

FIQUE ATENTO PARA A VACINAÇÃO CONTRA BRUCELOSE



A Brucelose é uma doença que ataca os bovinos, outras espécies animais e o homem. A bactéria (germe) localiza-se no útero, na placenta e/ou no úbere das fêmeas doentes e nos testículos de bovinos infectados. O principal meio de introdução da brucelose num rebanho sadio é pela aquisição de bovinos infectados. A transmissão do germe se dá principalmente pela via oral, devido a dois fatores:

a) O hábito de um bovino sadio lamber a genitália de uma fêmea doente.

b) A ingestão de alimentos contaminados.

O principal sintoma é o abortamento, geralmente a partir do sexto mês de gestação. Mas também, nascimento de bezerros fracos, retenção de placenta, corrimento vaginal, inflamação das articulações, inflamação dos testículos.

A única forma de eliminação da doença, é através da vacinação de bezerras com três a oito meses de idade. “Na verdade, a vacina B19 é obrigatória para as bezerras de três a oito meses. Animais acima desta idade deverão ser vacinados com a RB51”, afirma o fiscal agropecuário Giovani Bastos de Miranda.

A não vacinação poderá acarretar em sanções administrativas com autuação. “A Agrodefesa orienta a todos os produtores para que façam a vacinação das fêmeas contra a brucelose, principalmente quando forem participar de eventos agropecuários e leilões por exemplo”.

Em caso de dúvida, a Agrodefesa está à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Parceiros

 

© Copyright 2018 - Sindicato Rural de Rio Verde Goiás 
Todos os direitos reservados

+55 64 3051-8700

 

Rua 72 Q, 22 - Bairro Popular,
Rio Verde/GO

 

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
assinatura branca pqn.png