Entidades classistas se reúnem para discutir ITBI

O Sindicato Rural de Rio Verde, Coderv e Acirv estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira com o secretário municipal da Fazenda Ênio Freitas de Sene e com membros da prefeitura municipal, a fim de dialogar sobre o VTN e ITBI. O principal objetivo da reunião, foi encontrar um caminho para a redução do peso tributário para os produtores rurais.

Durante a reunião, as entidades tiveram a oportunidade de expor as dificuldades encontradas quando se trata da avaliação sobre esse assunto, dada a subjetividade do cálculo do Valor da Terra Nua (VTN). Existem diversos tipos de solo, diversas correções agronômicas, além de diversas texturas que variam, desde o solo mais argiloso ao mais arenoso, tais dados, vinculados à precipitação média anual, proximidade à sede do município, reiteram tal dificuldade desta valoração.

O Imposto de Transmissão de Bens Imóvel (ITBI) também foi pauta da reunião, e as entidades cobraram maior clareza na base de cálculo, ou seja, qual valor do imposto deve ser cobrado.

Diante todas as ponderações realizadas na reunião, que teve duração de mais de duas horas, ficou acordado que as entidades serão convidadas para uma apresentação da base de cálculos que está sendo elaborada por membros da Secretaria Municipal da Fazenda e que a Secretaria também levará a diante o assunto de incluir uma cadeira para as instituições dentro da comissão que elabora os cálculos do VTN e ITBI.