• sindicatoruralderioverde

VACINAÇÃO CONTRA A RAIVA É SUSPENSA EM GOIÁS

A vacinação obrigatória contra a raiva dos herbívoros em 121 municípios de Goiás considerados de alto risco para a doença, que é realizada no mesmo período de imunização contra a febre aftosa, foi suspensa pelo Governo Estadual por meio da Agência Goiana de Defesa Agropecuária – Agrodefesa, em razão da falta de vacinas no mercado. A decisão foi anunciada na segunda-feira (19/05), durante reunião virtual realizada pelo presidente José Essado com diretores, gerentes, procurador setorial e assessores, para tratar de diversos assuntos administrativos e operacionais das áreas de defesa animal e vegetal. José Essado disse que os relatos sobre a falta de vacinas contra a raiva ganharam força nos últimos dias, com informações provenientes de todas as Unidades Locais e Regionais da Agrodefesa. Como consequência, foi tomada a decisão de suspender a imunização e retirar a obrigatoriedade relativa a esta etapa (primeira de 2020) mesmo nos municípios de alto risco. Contudo, se houver ocorrência de foco de raiva, a vacinação obrigatória se mantém, tanto na propriedade quanto num raio de 12 quilômetros do local onde for constatado o foco. O presidente da Agência observou que os pecuaristas que conseguiram vacinar estão com seus rebanhos protegidos e só têm a ganhar. Imagem: Divulgação Fonte: Agrodefesa