top of page
Buscar
  • Foto do escritorsindicatoruralderioverde

Quando vacinar meus animais?


Os rebanhos são suscetíveis a várias doenças que podem comprometer a produção e levar a morte, ocasionando prejuízos aos criadores. Para fazer o controle dessas doenças, é importante se atentar e cumprir o calendário de vacinação, mesmo as que não são alvo de vacinação sistemática.


A aplicação da vacina contra a febre aftosa nos bovinos e bubalinos de todas as idades na região IV- qual Goiás está inserido- será realizada entre 01 e 30 de novembro, este é o último ciclo de aplicação do imunizante nos animais do Estado, que por determinação do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), em 2023 será zona livre, considerando que cumpriu metas sanitárias previstas no Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA) e está há 28 anos isento de focos da doença. A aplicação da vacina contra a raiva dos herbívoros nos bovinos, bubalinos, equídeos, caprinos e ovinos também acontece neste período.

O médico veterinário do SRRV, Juliano Aquino, orienta que a aplicação simultânea de diferentes imunizantes no rebanho não traz problemas. “Os animais obrigatoriamente já vão ser vacinados contra a aftosa e a raiva então, é bom que os pecuaristas aproveitem o momento e avaliem o estado nutricional, corpóreo, a sanidade do rebanho, além de aplicação das demais vacinas, tais como clostridioses, carbúnculo “manqueira”, botulismo, façam vermífugos e o controle da mosquinha de chifres pois esse período é propicio para a aparição da mesma”.


Cumprindo todos os cuidados sanitários com o manejo dos animais, o pecuarista garantirá produção de qualidade e retorno financeiro satisfatório

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page