Buscar
  • sindicatoruralderioverde

PRODUTORES RURAIS PARTICIPAM DE LEVANTAMENTO DE CUSTOS DE PRODUÇÃO




Pela primeira vez em 10 anos, o projeto Campo Futuro, realizou de forma remota a reunião para discutir os Painéis de Custos de Produção de Grãos da região de Rio Verde. A reunião aconteceu na manhã desta terça-feira (16) e foi promovida pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Sistema Faeg, Senar, IFAG e Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA), da Esalq/USP, além de produtores rurais, profissionais da área e grupos de compras do município.


O encontro remoto teve o objetivo de levantar as informações do perfil das propriedades rurais da região, como área, benfeitorias, maquinários, além dos custos e investimentos médios necessários para as safras. Segundo o assessor técnico da CNA, Thiago Rodrigues, os painéis são um passo importante para formar uma rede atualizada de dados dos custos de produção. “Os painéis trazem novas perspectivas para os produtores rurais, uma vez que trabalhamos diversos segmentos, entre eles a comercialização”.


O pesquisador do Cepea Renato Garcia explicou que esses dados servem de base para inúmeros estudos e são uma forma de acompanhar a evolução das regiões produtoras, uma vez que se conseguem números e dados coerentes com a realidade, já que são repassados por quem realiza na prática a atividade. “Destaco que Rio Verde é uma região de ponta em tecnologia, por isso o painel foi extremamente produtivo”.


Para o Coordenador Institucional do IFAG, Leonardo Machado, Rio Verde tem um papel importante neste procedimento. “O município de Rio Verde, por sua grande magnitude na produção de grãos tem uma enorme contribuição neste processo de levantamento de informações do custo de produção e, principalmente, da rentabilidade”.


A produtora rural Renata Ferguson acompanhou todos os detalhes e pôde contribuir com informações específicas vividas diariamente. “É fundamental que tenhamos dados certos para conseguirmos trabalhar de forma eficaz nas propriedades rurais, afinal, só se obtém lucro se tivermos uma boa gestão e este debate de hoje irá contribuir com todos os produtores rurais de nossa região”.


Encarregado de mobilizar os produtores rurais, o jovem Lucas Lopes Castro, que é presidente da Faeg Jovem de Goiás e membro da CNA Jovem, aproveitou a oportunidade para agradecer todos os produtores rurais e profissionais que se disponibilizaram em participar da reunião e completou falando da importância desse projeto. “Já acompanho este trabalho há três anos e vejo que ele é fundamental para as tomadas de decisões e gestão da comercialização”.


Todos os dados levantados durante a reunião serão computados e encaminhados ao Sindicato Rural de Rio Verde e demais órgãos para repasse aos produtores rurais.

Parceiros

 

© Copyright 2018 - Sindicato Rural de Rio Verde Goiás 
Todos os direitos reservados

+55 64 3051-8700

 

Rua 72 Q, 22 - Bairro Popular,
Rio Verde/GO

 

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
assinatura branca pqn.png