Diante do cenário crítico que enfrentamos em Goiás e em todo o Brasil, relacionado às queimadas, o Sistema Faeg/Senar/Ifag reitera a urgência de medidas eficazes para o enfrentamento dessa questão que impacta gravemente o setor agropecuário e o meio ambiente. Hoje, 27 de agosto de 2024, em uma importante reunião convocada pelo governador Ronaldo Caiado, diversas entidades, incluindo a Faeg, discutiram estratégias essenciais para combater os focos de incêndio que têm assolado nosso estado.
O governador Ronaldo Caiado destacou que Goiás apresenta o menor percentual de queimadas do Brasil, correspondendo a 2% do território, e anunciou medidas rigorosas para combater os incêndios criminosos. Entre as ações, foi determinada a criação de uma sala de crise e o fortalecimento das campanhas de conscientização. Além disso, o governo, por meio da Casa Civil, enviará à Assembleia Legislativa um projeto de lei que prevê punições mais severas para aqueles que praticam queimadas ilegais.
O Corpo de Bombeiros de Goiás por sua vez está à disposição 24 horas por dia para responder a qualquer emergência, com uma sala de controle na Defesa Civil monitorando continuamente os focos de calor no estado.
A Faeg orienta todos os produtores rurais goianos a permanecerem vigilantes. Ao detectar qualquer sinal de incêndio, é imperativo que acionem imediatamente o Corpo de Bombeiros e as brigadas de incêndio locais para garantir uma resposta rápida e eficaz.
Além disso, reforçamos a importância da educação e da preparação. Os sindicatos rurais que desejarem capacitar seus associados podem solicitar ao Senar Goiás a realização dos cursos de Manejo Integrado de Fogo em Áreas Agrícolas e Prevenção e Combate a Incêndios na Cana-de-açúcar. Estes cursos são fundamentais para capacitar os produtores no combate e na prevenção de incêndios em suas propriedades.
Reafirmamos nosso compromisso em colaborar ativamente com as autoridades e a sociedade para proteger o meio ambiente e garantir a segurança das propriedades rurais e de toda a população goiana.
Comunicação do Sistema Faeg/Senar/Ifag
Comments