INMET ALERTA PARA CHUVAS FORTES NOS PRÓXIMOS DIAS EM GOIÁS

O Governo Federal, através do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR); do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet); do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden); e do Serviço Geológico Brasileiro (CPRM), emitiram um alerta conjunto para a possibilidade de chuvas intensas e altos volumes de precipitações nos estados de Goiás, Espírito Santo, Distrito Federal, Minas Gerais e Rio de Janeiro nos próximos dias.

Segundo o alerta, os totais pluviométricos podem chegar a 400 milímetros em alguns estados.

Em Goiás, o Inmet alerta para Chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

BARRAGENS

Em virtude do alerta de grandes volumes de chuva, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) alerta todos os proprietários de barragens no Estado de Goiás para terem atenção redobrada e que estejam de prontidão e que em qualquer emergência comuniquem às Defesas Civis municipais.

As recomendações para quem possui barragens são as seguintes:

- Verificar o nível do reservatório, que não pode estar totalmente cheio nesse período.

- Verificar existência de trincas ou rachaduras e infiltrações nas ombreiras e taludes. Caso existam, deve-se reduzir ainda mais o volume acumulado no reservatório.

- Deixar descargas de fundo escoando livremente nos próximos dias para que a barragem receba a água da chuva sem problemas.

- Desobstruir os extravasores, quando houver: retirar lixo, vegetação ou qualquer material presente para que haja fluxo.

- Jamais remover árvores ou vegetação nos taludes ou ombreiras para não causar instabilidade na estrutura. Deixar para realizar tal procedimento durante a seca.

Em caso se emergência, deve-se acionar à Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).