INCÊNDIOS NA ZONA RURAL: AÇÕES JÁ SÃO DEBATIDAS PARA O PRÓXIMO ANO

É de conhecimento público que o período de secas traz deveras consequências ao setor produtivo e meio ambiente em função das queimadas. Rio Verde é considerado um dos municípios com maior incidência de ocorrências florestais e um dos primeiros em ocorrência de incêndios em culturas agrícolas e mais uma vez foi afetado pelas inúmeras queimadas este ano.

Apesar das chuvas terem iniciado nesta semana, a período crítico ainda não terminou e o alerta deve ser constante por mais alguns dias.

Cientes de todos os prejuízos que as queimadas têm deixado na região e da enorme importância de apoio nos períodos de maior estiagem, o Sindicato Rural de Rio Verde e a Comissão de Combate a Incêndios estão realizando esta semana uma série de reuniões com diferentes grupos, com o objetivo de reunir ideias para minimizar o problema já para o próximo ano.

Entre as ações estão a elaboração de cartilhas educativas, a conscientização para não utilização de maquinários nos horários de sol mais forte, mapeamento das áreas queimadas este ano, qualificação das pessoas para o combate a incêndios através de treinamentos oferecidos pelo Senar e pelo Corpo de Bombeiros, criação de aceiros vivos com plantas que suportem o período de seca, registro das ocorrências junto ao Corpo de Bombeiros e fortalecimento das brigadas aéreas e terrestres.

As ações visam beneficiar os produtores rurais e o meio ambiente e mostrar que o produtor rural não é o vilão e sim o que mais se interessa em preservar o meio ambiente.

Participaram das reuniões da semana além do presidente do Sindicato Rural Luciano Jayme Guimarães e do Presidente da Comissão de Combate a Incêndios Vanderlei Secco, o comandante do Corpo de Bombeiros Coronel Amilton, Tenente Dias, o engenheiro agrônomo Fabrício Couto, Thiago Rosseti do Grupo Terra Forte, Vinícius de Camargos do Grupo Gapes, Kleidimar Régis do Grupo Soma e Reginaldo Passos da Comigo.