Em 2022 o vírus da influenza aviária afetou dezenas de milhares de aves produtoras em vários países, trazendo muitos prejuízos. No Brasil nunca foi registrado casos da gripe aviária, graças as medidas adotadas nos aviários.
Sem registros do vírus no país a preocupação com a produção se dá em razão dos casos confirmados em aves silvestres e domésticas em países próximos- Argentina, Bolívia, Uruguai, Colômbia, Venezuela, Chile e Equador.
Com o intuito de orientar e prevenir a chegada da gripe aviária em Goiás, o Governo de Estadual, através da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), divulgou a portaria nº 121/2023, que começa a valer na quinta-feira (15/03), suspendendo a participação de quaisquer espécies de aves (ornamentais, galinhas de raça pura e outras espécies, de corte e postura comercial, aves silvestres em cativeiro) em eventos agropecuários, aglomerações, torneios, exposição e todos os eventos registrados no Sistema de Defesa Agropecuária (Sidago). A suspensão tem prazo mínimo de 90 dias, mas podendo ser prorrogada.
Imagem: Agrodefesa
Comments