ESTIAGEM: SINDICATO RURAL BUSCA AJUDA DO PODER LEGISLATIVO

Quase 500 ocorrências de incêndios, esse foi o número contabilizado pelo Corpo de Bombeiros de Rio Verde no ano passado na cidade. Os números impressionam e chocam ainda mais, por terem se concentrado a maioria em propriedades rurais.

Apesar de todos os esforços do Corpo de Bombeiros, da Brigada Aérea de Rio Verde e dos próprios produtores rurais, a situação de 2019 foi incontrolável e trouxe consequências enormes, causando prejuízos imensuráveis, como máquinas agrícolas queimadas, animais mortos, sem contar o empobrecimento do solo, redução de produtividade, eliminação de nutrientes fundamentais para qualquer cultura vegetativa, como matéria orgânica, potássio, fósforo e nitrogênio.

Pensando em melhorar o trabalho e tentar minimizar a situação, o Sindicato Rural de Rio Verde, a Comissão de Combate a incêndios na Zona Rural e o Corpo de Bombeiros, vem traçando estratégias específicas parar tratar do assunto.

A primeira delas foi realizada na manhã de hoje, 20, em reunião com o presidente da Câmara Municipal de Rio Verde, Idelson Mendes, onde foi proposta a contratação de brigadistas para comporem a Brigada Florestal Mista, durante o período de quatro meses. “No ano passado passamos por situações críticas em nossa região e com isso vimos a necessidade de estarmos melhorando as atuações em nosso município”, disse o presidente Luciano Jayme Guimarães.

O comandante do Corpo de Bombeiros, Tenente Coronel Amilton de Souza Conceição explicou que em 2019 a própria Câmara Municipal disponibilizou seis pessoas que integraram o batalhão de Rio Verde e exerceram funções primordiais para o melhoramento do trabalho. “Temos um efetivo pequeno e durante o período de estiagem é muito mais crítico e nossas equipes ficam desgastadas, pois muitas vezes acabam ficando longas horas e até dias em um mesmo atendimento”.

O presidente da Comissão de combate a incêndios na Zona Rural do Sindicato Rural, Vanderlei Secco, afirmou que seria de grande importância essa ajuda e o quanto antes, uma vez que o período de estiagem se aproxima. “Há alguns anos a situação era bem mais amena no campo. Os produtores têm investido muito em maquinários e equipamentos para tentar ajudar, mas todas as demandas vindas do campo devem ser olhadas com bons olhos”.

A vereadora Marussa Boldrin, que também participou da reunião, explicou que encaminhou ao prefeito municipal, um requerimento solicitando que o município adquira equipamentos e caminhões com tanque pipa para trabalhar no combate aos incêndios. “É fundamental que se invistam em equipamentos que possam ajudar no combate aos incêndios, evitando assim prejuízos aos produtores rurais e também danos ao meio ambiente”.

Bastante solícito, o presidente da Câmara Idelson Mendes explicou que existe uma lei municipal onde o solicitante é que deve arcar com o ônus dessa contratação. “Nós estamos de portas abertas para ajudar nesse momento, mas precisamos encontrar uma estratégia para tratar de tal assunto”.

Participaram da reunião o Presidente do SRRV Luciano Jayme Guimarães, o presidente da Comissão de Combate a Incêndios na Zona Rural Vanderlei Secco, o Tenente Coronel Amilton Amilton de Souza Conceição, Tenente Leandro Martins Dias, a vereadora Marussa Boldrin e o presidente da Câmara Idelson Mendes.

FOTOS: Murilo Meno (Ascom Câmara de Vereadores)