COMISSÃO DE COMBATE AOS INCÊNDIOS COMEÇA A TRAÇAR ESTRATÉGIAS PARA A ESTIAGEM

Visando melhorar o trabalho de combate aos incêndios, aconteceu na manhã desta quinta-feira, 27, a reunião com membros da Comissão de Combate aos Incêndios na Zona Rural, para elaboração de um plano para o enfrentamento das queimadas na região de Rio Verde.

O bate-papo aconteceu no Sindicato Rural de Rio Verde e reuniu além do presidente da comissão Vanderlei Secco e do presidente do SR Luciano Jayme Guimarães, os produtores rurais Marcos Dews, Silvano Rodrigues, Josué Berté e Cláudio Saboto, representantes das empresas de aviação agrícola Clertan Alves e Janslei Andrade, além do Corpo de Bombeiros por meio do Tenente Dias.

Durante a reunião falou-se da importância dos produtores rurais iniciarem neste momento medidas de preparação para o enfrentamento aos incêndios em culturas agrícolas, sobre a possibilidade de estudar junto aos produtores rurais estratégias a serem usadas para prevenção e combate junto ao Corpo de Bombeiros, a importância das brigadas aéreas e as ações de disseminação das informações, como por exemplo por meio de cartilhas informativas.

O presidente da Comissão Vanderlei Secco ressaltou que o trabalho que vem sendo executado tem sido referência para todo o país, mas que é preciso eficiência no combate ao fogo. “Uma das ideias seria dividirmos o município em microrregiões e em cada uma delas organizar pessoas capacitadas para combater o fogo, aeronaves disponíveis e equipamentos acessíveis”.

O produtor rural Silvano Rodrigues reforçou o quanto é imprescindível a ajuda das brigadas aéreas. “Não temos mais como ficar sem esta ajuda que vem dos ares pois elas são uma ferramenta de auxílio rápido e que entusiasma a turma que está na terra”.

O Corpo de Bombeiros esteve representado pelo Tenente Dias, coordenador da Operação Cerrado Vivo que explicou aos participantes que ainda é preciso atingir um número maior de produtores para a realização de cursos de combate aos incêndios. “Estamos realizando treinamentos EAD e já planejamos ações como lives, distribuição de cartilhas e a confecção de abafadores”.

Durante a reunião falou-se ainda sobre a segurança dos pilotos, sobre a criação de um fundo de combate à incêndios e da ajuda de toda a comunidade no combate ao fogo, bem como na disseminação de informações necessárias para se evitar problemas como os que já foram registrados anteriormente.