Buscar
  • sindicatoruralderioverde

COLHEITA NACIONAL DA SOJA ACONTECE NESTA QUINTA-FEIRA EM JATAÍ




Nesta quinta-feira, dia 23 de janeiro, será oficialmente aberta a colheita de soja da safra 2019/2020. A safra, considerada por especialistas a maior de todos os tempos, será aberta com um evento em Jataí - o segundo maior produtor do grão em Goiás e o décimo segundo no país.

O evento, que acontece no Parque de Exposições de Jataí, a partir das 8:30, terá como temática "Rumo a maior safra de soja do mundo: os desafios de mercado, política e tecnologia para a agricultura brasileira". A realização da atividade é do Sindicato Rural de Jataí, da Associação Brasileira de Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), da Associação Goiana de Produtores de Soja (Aprosoja Goiás) e do sistema FAEG/SENAR (Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás/ Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).

Além da palestra "Os desafios para a soja em 2020", o evento terá um momento de debate com especialistas sobre o cenário político, econômico e tecnológico para a soja. Os interessados podem participar presencialmente em Jataí e deverão se inscrever no site www.projetosojabrasil.com.br ou ainda acompanhar ao vivo pelo Canal Rural.

A soja é uma oleaginosa originária da Ásia e tem sido produzida e consumida pela civilização oriental, sobretudo chinesa, a milhares de anos. No entanto, o grão só foi introduzido na Europa no século XV, como planta exótica. Só na segunda década do século XX as indústrias mundiais começaram a se interessar pelo teor de óleo e proteína da soja.

Produzir soja na Europa não foi uma tarefa fácil, já que as condições climáticas não são favoráveis a cultura. A partir disso o grau foi introduzido em outros lugares do mundo. Nos anos 1960 a soja passou a ser uma necessidade estratégica para o Brasil, que precisava de opções de cultura e de alimento para animais.

As pesquisas realizadas no Brasil em prol da "tropicalização" da soja permitiram uma verdadeira revolução na produção do grão, que se tornou altamente adaptado às regiões de baixas latitudes. Atualmente os maiores produtores mundiais da oleaginosa são os Estados Unidos e o Brasil.

Fonte: Portal Panorama

Foto: Divulgação

Comunicação Sistema Faeg/Senar

Parceiros

 

© Copyright 2018 - Sindicato Rural de Rio Verde Goiás 
Todos os direitos reservados

+55 64 3051-8700

 

Rua 72 Q, 22 - Bairro Popular,
Rio Verde/GO

 

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
assinatura branca pqn.png